terça-feira, 17 de maio de 2011

Aquecimento do pc






Cooler
O principal componente na refrigeração do processador é o cooler. Ele é o conjunto de um dissipador de calor acopolado de uma ventoinha. Deve-se tomar cuidado se estiver a apresentar ruídos excessivos, pois isso indica que ele não está trabalhando normalmente, e que está fazendo muito esforço.
Deve-se ficar atento também se for trocar o processador. Se não vir nenhum cooler junto do novo processador, você deve ter certeza de que o actual da sua máquina suporta o processador novo. Caso contrário, você terá sérios problemas com o funcionamento.

Pasta Térmica
Outro item importante é a pasta térmica. É ela que transmite directamente o calor gerado pelo processador para o dissipador de calor, que então é resfriado pela ventoinha do cooler. Geralmente os computadores já vêm com o tipo e quantidade de pasta térmica necessária para o devido resfriamento, mas existem algumas marcas e modelos que são melhores e podem ajudar a melhorar a temperatura do processador.
Se algum dia você resolver tirar o cooler e sem querer retirar a pasta térmica do dissipador de calor, evite ligar o computador sem a pasta térmica. Ela é essencial para o resfriamento do processador.


Organização Interna do Gabinete
A forma como os cabos estão dispostos dentro do gabinete do computador fazem muita diferença Note se há circulação de ar no interior do gabinete e se os cabos dentro dele não estão desarrumados, de modo que não permitam o ar circular.


 

Causas / Soluções

Aquecimento do processador                                Falta de massa  térmica/excesso de massa

Ventoinhas não funcionam                                                                       Limpeza/Substituição

Caixa com pouco espaço(ar não circula)                              Organizar componentes internos,                                                                                    colocar ventoinhas para circulação de ar

Chassi com mau aperto(portáteis)                                                                Verificar parafusos


Sem comentários:

Enviar um comentário